UMA PROVOCAÇÃO À JUVENTUDE
"Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, mas podemos construir nossa juventude para o futuro." (Franklin Roosevel)
Preparar-se para o futuro é pensar e viver o presente, é ter objetivos claros, é lutar por um ideal, é organizar-se. Nesse sentido, sugiro a você jovem, que lute pela criação, no seu município, do Conselho Municipal da Juventude. Com certeza será uma ferramenta muito importante na conquista dos seus direitos, vislumbrando um futuro mais promissor.
Mas, o que é, como funciona, pra que serve o conselho municipal da juventude?
O Conselho Municipal de Juventude é uma instância de coordenação e consulta, a nível municipal, da política de juventude e tem por objetivo promover a coordenação da política de juventude, articulando a intervenção, no âmbito do sistema juvenil, dos seus agentes e dos parceiros sociais interessados, analisando e acompanhando o funcionamento do referido sistema e propondo as ações consideradas adequadas à promoção de maiores padrões e eficiência e de eficácia, contribuindo assim, para um cenário mais participativo e democrático. Respeitando a diversidade e o protagonismo juvenil.
As Competências do Conselho Municipal de Juventude são:
• Pronunciar-se sobre a Política Municipal de Juventude;
• Estabelecer, com Conselhos semelhantes, contatos que possibilitem troca de idéias e a possibilidade de organização de eventos em conjunto;
• Desenvolver estudos e pesquisas relativas à juventude, de forma a publicitar a real necessidade de um apoio específico aos jovens;
• Exigir uma correta fiscalização do cumprimento integral da legislação que assegura os direitos dos jovens; Entre outros.
Vamos nessa? Eu de cá, você de lá. Assim não há porque temer. Se depende de mim, também depende de você.
Luiz Marineti – Membro do Conselho de Leigos; Vereador-PT
Comentários
Postar um comentário