O DESAFIO DA SAÚDE PÚBLICA EM ESPERA FELIZ


Por onde vamos escutamos as seguintes expressões: “O Hospital de Espera Feliz está um caos. Faltam médicos. Os exames demoram muito. Os políticos não fazem nada, etc.” E aí? Se saúde é um dos direitos do cidadão e um dever do Estado, como resolver essas questões? Como exigir esses direitos? De quem é a responsabilidade?

Para resolver um problema, precisamos primeiro conhecer suas causas. Nesse sentido, a Câmara de Vereadores de Espera Feliz, está propondo para o mês de novembro, a realização de uma Audiência Pública para discutir o assunto referente à saúde. O objetivo é aprofundar a questão e buscar soluções concretas. Pois, do jeito que tá, não dá para ficar. Não é mesmo?

Você sabia que o Hospital de Espera Feliz foi fundado no ano de 1975 e foi concluído sob a liderança do saudoso professor Luiz Gomes da Silva, quando foi promovida uma grande campanha do café envolvendo toda a sociedade esperafelicense?

Você sabia também, que a sociedade esperafelicense, através dos representantes por ela indicado, elegem a Diretoria do hospital?

Você sabia que existem entidades com direito a uma cadeira no Conselho do Hospital e não indicam seus representantes?

Você conhece os membros do Conselho Municipal de saúde do seu município? Já participou de alguma reunião desse Conselho?

Você já observou que mais da metade das famílias do nosso município pagam algum tipo de “plano de saúde”? E que esse valor deve ser próximo dos R$ 100 mil reais ao mês? Já imaginou se esse recurso fosse canalizado para um programa municipal, o quanto poderia ajudar no atendimento à saúde?

Um fato concreto: FALTAM MÉDICOS! Nosso país passou décadas sem investir em universidades e os municípios ficam de lamparinas acessas a procura de profissionais. Com a falta do profissional, os municípios ficam reféns e acabam sem condições de exigir, por exemplo, que um médico cumpra o horário do contrato, sob o risco de perdê-lo para outro município que não exige tanto.

Gostaria de convocar você, amigo leitor, para participar da audiência pública que faremos para debater sobre a saúde pública em Espera Feliz. Procure maiores detalhes e faça-se presente. Em breve a Câmara divulgará maiores informações sobre o assunto. O seu município conta com você. Eu de cá, você de lá. Assim não há porque temer. Se depende de mim, também depende de você!

Luiz Marineti – Membro do Conselho de Leigos,
Vereador, Presidente do Legislativo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adivinhas - O que é que é

Pessoas em Situação de Rua – Um Desafio para a Sociedade Esperafelicense

O cérebro de uma pessoa idosa