A ÁGUA DO RIO QUE SUJAMOS É A MESMA ÁGUA QUE BEBEMOS

Água é fonte de vida, isso nós já sabemos, não é mesmo? Para tanto, precisa ser limpa, cristalina. Do contrário, é prejudicial à saúde. Diante desta constatação, precisamos olhar com mais carinho e atenção para a água que consumimos.




Em Espera Feliz, a água que chega às nossas casas é coletada e tratada pela COPASA. Uma empresa estatal, ou seja, do Estado Mineiro, que até onde sabemos, preza pela qualidade da água.
As perguntas que precisamos fazer neste momento são: de onde vem a água que bebemos? Existe algum trabalho de proteção e cuidado com as nascentes, com o riacho ou com o rio que fornecem a água que consumimos? Para que tenhamos a garantia de que a fonte não se esgote e a água seja de boa qualidade, precisamos responder a essas e outras perguntas.

Parte da água que consumimos vem da antiga “barragem”, que coleta águas vindas da região da Vargem Alegre. Outra parte é coletada no Rio São João, que nasce na cabeceira do Taboão, passando por São Gonçalo, Cruzeiro, e por último, em São Sebastião da Barra, povoado que deu origem ao nosso Município.
Você já parou pra pensar que a água que chega em nossas casas recebe esgotos de centenas de casas, de diversos currais de gado e de chiqueiros de porcos? Quando penso nisto, fico triste, aborrecido. Mas, isto não muda a situação. É preciso tomar uma atitude, ir à luta, convencer às pessoas e o ao governo municipal que podemos sim, ter uma água de melhor qualidade. Isto está em nossas mãos.

O Governo brasileiro tem tido uma preocupação constante com os municípios. Pois entende que é no município que as pessoas vivem. Então, vem chamando os governos municipais a planejarem suas ações, como por exemplo, a criação do “Plano Municipal de Saneamento Básico”. Este Plano está sendo financiado com um valor de aproximadamente 200 mil reais. Com isto, a Prefeitura Municipal contratou uma empresa que cuidará de pesquisar e debater com a sociedade esperafelicense as ações relacionadas ao saneamento básico, como questão de saúde pública. Depois do plano montado, o Governo Federal financiará todo o gasto, nos livrando assim, da proposta feita pela COPASA que giraria em torno de 15 milhões de reais, cuja conta seria paga pelos consumidores.

Como sonhar não custa nada, compartilho do sonho de diversos esperafelicenses, de receber águas vindas da região de São Domingos, que chegariam aqui na cidade por gravidade, e com uma qualidade de dar água na boca. Independentemente desta possibilidade, penso que devíamos cuidar melhor do rio que hoje abastece nossa cidade, com a construção de fossas sépticas na zona rural e uma estação de tratamento de esgotos em São Sebastião da Barra. Este sonho pode tornar-se realidade, desde que sonhemos juntos.

Deixo aqui o meu convite a todos os cidadãos e cidadãs esperafelicenses para se inteirarem melhor e participar dos espaços de discussão para a formatação do nosso Plano Municipal de Saneamento Básico. Junte-se a nós, pois como já disse Chico Buarque Todos juntos somos fortes, somos flecha e somos arco. Todos nós no mesmo barco, não há nada pra temer - na minha cidade há um rio que é preciso proteger”.

Luiz Marineti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adivinhas - O que é que é

ACIDENTE ENTRE UM GOL E UMA SHINERAY EM ESPERA FELIZ

O cérebro de uma pessoa idosa