18 de Maio – Dia de Luta Antimanicomial

Segunda-feira, dia 18 de maio, é uma data muito especial. Trata-se do Dia de Luta Antimanicomial e Dia de Luta contra a Pedofilia. Fica aqui o nosso convite para que todo cidadão e toda cidadã de bem entre nessa luta em favor daqueles que precisam de uma atenção especial nossa.

Quero ater-me aqui à questão manicomial. Falar esta palavra hoje, especialmente para os mais jovens, pode até parecer loucura – acredito até que muitos nem saibam o que é manicômio – graças a Deus, e graças a iniciativas corajosas de assistentes social, psicólogos, religiosos, políticos e tantos outros que fizeram valer a ideia de que loucura não se prende e que para cuidar não precisa excluir e nem prender.

Poucos sabem de como foi difícil convencer a sociedade de que os “loucos” seriam capazes de conviver pacificamente entre nós, amar e serem amados. Se os manicômios ainda existissem, com toda certeza, muitas pessoas que hoje circulam tranquilamente pela cidade, estariam acorrentadas, dopadas e sofrendo maus tratos, trancafiadas nos manicômios.

Por isso, digamos: viva a liberdade e viva a loucura nossa de cada dia e sejamos todos “loucos uns pelos outros”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adivinhas - O que é que é

ACIDENTE ENTRE UM GOL E UMA SHINERAY EM ESPERA FELIZ

O cérebro de uma pessoa idosa