OPORTUNIDADE

O povo esperafelicense tem mais uma oportunidade democrática, nos ditames da nossa Constituição cidadã de escolher seus novos dirigentes – prefeito(a) e vice prefeito na eleição extraordinária marcada (agora adiada) para o dia 13 de junho de 2021 e eleger os novos representantes do Poder Executivo para cuidar dos interesses dos mais de 25 mil habitantes desta “terra abençoada”. 

Uma tarefa nada fácil, nem para os candidatos e nem para o eleitor. Quem é candidato tem que lidar com pessoas e/ou grupos que sempre dominam os bastidores da política, que financiam as campanhas, que estão presentes em estruturas com capacidade de convencer, de dominar, de impor. 

Os eleitos que chegam ao governo presos a essas amarras, acabam por ficarem sem voz ativa, sem liderança própria, sem poder fazer o que realmente precisa ser feito em favor dos cidadãos. Para nós, eleitores, a grande dificuldade é saber em quem acreditar, saber quem de fato, está com a verdade, com a disposição de GOVERNAR a serviço do povo, sem interesses particulares, sem estar preso a amarras que freiam o progresso de uma cidade. 

Cabe a nós, eleitores, identificar a verdade em meio a falácias, a discursos vazios, sem nexo, sem comprometimento, com programas de governo do tipo “copia e cola” cujo o objetivo é somente angariar votos, pois, muitas vezes estão distantes da realidade municipal. Para identificarmos bem os candidatos e suas intenções, precisamos olhar pro passado de cada um e ver: por onde andavam, como se comportavam, que ideias defendiam, o que já fizeram pelo município? Olhemos o passado pelo retrovisor da vida, pois o passado nos apontará o futuro. 

Cabe-nos identificar de onde vem tanto dinheiro para bancar campanhas milionárias, fornecendo combustíveis, carnes e cervejas para churrascos, cestas básicas, etc, etc, etc... essas vantagens (compra de votos), ganharam uma nova forma de serem distribuídas. Há tempos atrás, cada grupo político organizava suas equipes bem preparadas (inclusive com armas de fogo) para fazer as famosas doações às vésperas das eleições. Haviam duas equipes de cada lado. Uma para distribuir os “donativos” e outra para vigiar a equipe do adversário. Hoje isso mudou. Aqueles que se propõe a fazer campanha comprando votos, vão aos comércios (açougues, mercados, bares, postos de combustíveis e similares) e abrem um crediário, onde o próprio eleitor vai lá buscar seu “agrado”. 

É preciso compreender que a conta vem e custa muito caro à toda a sociedade. Nós, eleitores devemos olhar a história, verificar o passado e o presente de olho no futuro. Governar é saber CONSTRUIR PONTES PARA O FUTURO, é ser conhecedor das necessidades das pessoas. Num governo sério não há espaço para aventureiros e nem para aqueles que pensam somente no próprio umbigo. 

Sabedores da importância de uma boa escolha, cabe-nos exercer nossa cidadania com discernimento, livres, conscientes. Sejamos nós, os protagonista de um município próspero, que gere emprego e renda, que cuide da saúde e da educação. Um município capaz de promover a cidadania, alavancar a cultura, o esporte e o lazer. Um município capaz de livrar seu povo das grandes enchentes que tanto têm maltratado nossa gente, capaz de tratar da segurança do povo diante desta pandemia que tanto nos aflige. Diante de nós uma NOVA OPORTUNIDADE. 

Não deixemos nosso orgulho e nosso descaso roubar NOSSO FUTURO. Diz um provérbio chinês que há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra falada e a oportunidade perdida. O VOTO consciente e inteligente será “o trabalho e o esforço humano que conduzirá à grandeza a nação. É dever que se impõe soberano na conduta de todo cristão. Quem semeia no esforço da luta a semente do fruto perfeito, mostrará, ao final da disputa, as medalhas da glória no peito”. 

Eu te amo Espera Feliz. E quero ver-te próspera, forte, e como uma mãe amorosa, acolhendo todos os seus filhos, sem distinção, sem privilégios, sem protecionismos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adivinhas - O que é que é

ACIDENTE ENTRE UM GOL E UMA SHINERAY EM ESPERA FELIZ

O cérebro de uma pessoa idosa