EDUCAÇÃO



CÂMARA MUNICIPAL DE ESPERA/MG

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA


RELATÓRIO DA VISITA FEITA À ESCOLA ESTADUAL SÃO SEBASTIÃO DA BARRA – DIA 01/03/2011.
 Na última reunião da Câmara Municipal de Espera Feliz, realizada no dia 02/02/2011, compareceram à reunião a Diretora da Escola de São Sebastião da Barra, Sra. Eliane Carlos, funcionários e alunos reivindicando apoio e acompanhamento dos Vereadores para que fosse mantido o transporte escolar de Espera Feliz para São Sebastião da Barra para que o curso da EJA não acabasse e que se isto vier a acontecer treze funcionários perderão o emprego. A Sra. Diretora, relatou ainda que existe um transporte escolar de Espera Feliz para Vargem Alegre e questionou que, se pode transportar para a Vargem Alegre, porque então, não se pode transportar para a sua escola.
Para acompanhar essa questão a Mesa Diretora repassou o assunto para a Comissão de Educação. O presidente da Comissão, Vereador Luiz Carlos Marineti, convidou a Superintendência Regional de Ensino de Carangola e a Secretária Municipal de Educação com o objetivo de apurar os fatos e no dia 01/03/2011 foram até a escola de São Sebastião os Vereadores, membros da Comissão de Educação, Sr. Luiz Carlos Marineti e Sr. Sebastião José da Silveira, acompanhados da Secretária Municipal de Educação, Sra. Catarina Amélia Ribeiro Nunes Barbosa, da Inspetora Escolar Sra. Iraci Oliveira Ferreira, da Diretora Pedagógica Sra. Tania Maria Mazzoco, da Diretora da E. Municipal Álvaro de Sá Barbosa – EJA, Sra. Marilei Donádio Carvalho Rosa.
 A seguir passamos ao relatório da visita à Escola:
Chegamos à escola às 18h30m e fomos recebidos pela Diretora Sra. Eliane Carlos. Após as apresentações e ao “a que viemos”, a Secretária Municipal, Catarina Amélia tomou a palavra e relatou conversa preliminar com a Superintendência de que a turma não sofreria nenhum prejuízo, uma vez que o Estado tem um compromisso com os alunos iniciados e que a “TERMINALIDADE” seria garantida – o que foi confirmado pelas representantes da 5º SRE. E a Diretora Escolar Sra. Eliane disse ter consciência disto. Em seguida pedimos permissão a Diretora para conversarmos diretamente com os alunos e nos foi proposto que passássemos nas salas, uma de cada vez. Enquanto estávamos na primeira sala, a Sra. Eliane foi para a 2ª sala e ficou conversando com os alunos.
A situação foi esclarecida para os alunos da 1ª sala que estavam apreensivos, pois estava sendo passado para eles que ficariam sem estudo caso os alunos de Espera Feliz parassem de ir para São Sebastião. Após os esclarecimentos, apesar de não terem aprovado a idéia, ficaram mais tranquilos. Na 2ª sala, houve os mesmos questionamentos, acrescentando-se que alguém teria dito que a Secretaria Municipal iria transportar todos os alunos para Espera Feliz. O que foi imediatamente desmentido pela Secretária. Fato que nos marcou, é que os alunos desta 2ª turma, estavam mais revoltados com a administração e com os Vereadores, alegando que votam e na hora que precisam não são atendidos.
As representantes da 5ª SER, a Secretária Municipal de Educação e os vereadores presentes utilizaram-se de todos os argumentos possíveis e não convenceram os alunos que insistiam em querer estudar em São Sebastião alegando que em Espera Feliz, são muitos alunos na turma e que ainda utilizam aparelhos sonoros em sala de aula comprometendo o ensino. A Diretora da E. Municipal, Sra. Marilei Donádio explicou que existem duas turmas que não estão acima das exigências do Estado e que a utilização de aparelhos sonoros não condiz com a verdade.
Ainda estávamos na escola quando soou o sinal do recreio e saímos junto com os alunos da sala de aula. Os Vereadores presentes foram abordados por alguns alunos que ainda queriam tirar algumas dúvidas, enquanto os representantes da Educação se retiraram. Neste meio tempo, a Diretora Sra. Eliana, continuava a conversa com os alunos afirmando que eles terão o transporte que ela irá atrás do padre e de quem for preciso para conseguir o patrocínio. Enquanto isto o funcionário Braz Alves Barbosa, instigava os alunos contra a administração municipal e contra os vereadores, dizendo que vereadores analfabetos não podem ser membros da Comissão de Educação e que estão se “escondendo atrás da saia” da Superintendência para fugir de suas responsabilidades.
 CONCRETIZANDO
Verificamos que duas alunas, que moram no percurso Espera Feliz/São Sebastião poderão ficar prejudicadas, pois poderão ficar sem o transporte.
Entendemos que não se justifica (e a Lei não permite) o transporte escolar da cidade para a Zona Rural, uma vez que o mesmo curso é oferecido tanto na rede municipal quanto na rede estadual de ensino aqui na cidade.
Foi reafirmado reiteradas vezes que a Terminalidade será garantida.
Pareceu-nos que a Escola de São Sebastião, através de sua direção e do funcionário Braz, está instigando os alunos contra a administração municipal e contra os vereadores. Não percebemos ali uma preocupação de fato com os alunos (especialmente neste caso), uma vez que a inexistência do transporte de Espera Feliz para São Sebastião não impedirá os alunos da EJA de terminarem o curso.
Nestes termos, os Vereadores que abaixo descrevem, solicitam que, ouvido o Plenário, seja encaminhado um ofício, acompanhado deste relatório à 5ª SRE pedindo que se apurem os fatos. Solicitamos ainda, seja convidada a Secretária Municipal de Ensino para comparecer à próxima reunião a fim de esclarecer a acusação feita por aluno de que a turma da EJA está superlotada e que são utilizados aparelhos sonoros em sala de aula.
 Espera Feliz/MG, 03 de março de 2011.







" Podemos fazer política sem ser políticos. Mas não somos donos do país, somos regidos por um sistema, de acordo com ele ou não" (Gonzaguinha, em 1978)

 ***************************************


FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL
Encerrou na quinta, 04/03/2010, ao meio dia uma série de reuniões com funcionários públicos municipais onde, juntos (Câmara, funcionários e empresa) debatíamos a construção do Plano de Cargos Carreiras e Salários.
Foram reuniões bem participadas, onde reinou a democracia.

Na tarde do dia 01/03/10 - nos reunimos na Câmara Municipal com representantes dos funcionários públicos para discutir o plano de cargos, carreiras e salários dos servidores. Hoje, chega à cidade os responsáveis pela empresa para dar início às discussões e as mudanças necessárias.
Nossos funcionários precisam ter um ganho real. Do jeito que tá não dá!

Postagens mais visitadas deste blog

Adivinhas - O que é que é

ACIDENTE ENTRE UM GOL E UMA SHINERAY EM ESPERA FELIZ

O cérebro de uma pessoa idosa